Há pouco tempo, falamos por aqui sobre dicas de decoração para casamento na praia. Mas, um casamento desses exige muita atenção para outros detalhes como a escolha do local, convite, lembrancinhas, traje, entre outros.

Se o casal já está decidido a realizar o casamento na praia, temos dicas valiosas para você aqui neste artigo. Agora, se vocês forem um casal que ainda está decidindo o local do grande dia, com certeza iremos te ajudar por aqui!

O primeiro passo para realizar seu casamento na praia

Depois de decidir que a praia é o local ideal para seu casamento, vem o primeiro grande desafio: escolher a praia.

O Brasil tem um extenso litoral com os mais variados estilo de praia. Já falamos aqui no blog sobre algumas dicas de praia para o grande dia.

Escolher uma praia de fácil acesso aos convidados é ideal. Certifique-se de que todos poderão ficar bem acomodados e que o local comporta toda sua lista de convidados.

Faça quantas visitas forem necessárias no local. Observe o clima, a movimentação, as acomodações, as possibilidades de decoração, e, se possível, tenha com você uma cerimonial que poderá te atentar aos detalhes importantes.

A decisão do local é muito importante e exige atenção dos noivos. Além da burocracia que algumas praias têm para realização de eventos, há também a questão da privacidade para hora da cerimônia e festa.

O temido e importante plano B

Ninguém quer ter que usar um plano B, mas ele é essencial para a tranquilidade do casal. Tenha em mente opções para caso aconteça algum imprevisto, que, queiram ou não, todos estamos sujeitos.

Converse com os profissionais responsáveis pela organização do seu casamento e já avaliem as alternativas em caso de chuva, por exemplo.

Para quem tem o grande sonho de um casamento na praia, não é a ideia pensar em utilizar o plano B, mas não desanime, seu casamento com certeza será lindo onde quer que seja realizado, e, o importante é você estar tranquila neste momento, por isso já ter uma segunda opção é tão essencial. No fim, tudo dá certo!

Detalhes que fazem a diferença

Depois de escolher o estilo do casamento, pensar no convite é um dos primeiros passos. É importante que ele contenha toda a identidade visual que será usada no casório. 

A cara de um casamento já vem impressa no convite! É o primeiro spoiler do que os convidados podem esperar do grande dia e, inclusive, qual será o tipo do evento para que possam pensar em seus trajes.

Desde os convites criativos aos clássicos, o importante é ser feito com carinho e ter a cara do casamento.

Outro detalhe importante são as lembrancinhas. Da mesma forma como o convite é a primeira impressão dos convidados sobre o casamento, o que eles levam deste dia é a grande recordação.

Além disso, é aquele mimo que todos amam ganhar, ainda mais de um casamento na praia que pode ser um leque para espantar o calor, chinelos para maior conforto durante a festa, sombrinhas para caso tenha sol, entre outras ideias que combinam muito com o clima praiano. 

Os noivos podem caprichar em modelos de chapéus clássicos, protetores labiais, garrafinhas de água saborizada, também.

Checklist de fotos do casamento

A grande dúvida: o que vestir em um casamento na praia?

O que todo mundo pensa para um dia de casamento, sejam os noivos, padrinhos, pais dos noivos ou convidados, é: o que vestir?

Claro que cada um deve escolher o look mais adequado para sua posição dentro do evento, mas sempre fica aquela dúvida de como se vestir em um casamento na praia.

Vestido de noiva para casamento na praia

Se o casamento for realizado na areia, os tecidos e modelos leves são os mais adequados para um vestido de noiva. Vale até pensar num vestido curto ou de renda para essa ocasião. O que deve ser evitado para eventos na areia são véus e pedrarias pois podem causar um desconforto e ainda por cima perder o clima criado para o casamento na praia.

O sapato de noiva pode, e deve, ser o mais confortável possível, evite salto alto ou fino. As rasteirinhas podem ser uma opção ou ir até o altar descalço, que é a escolha de muitas noivas.

Traje do Noivo para casamento na praia

O noivo também precisa e merece de conforto, não é mesmo? Que tal optar por um vestuário bem leve e com cores claras? Essa opção ajuda em caso de dias mais quentes, muito comuns em praias. Está liberado o uso de chapéu, suspensório e até pés no chão para caminhar até o altar.

Roupa para os convidados num casamento na praia

A escolha dos convidados para um casamento na praia podem ser mais informais e confortáveis. Mulheres têm a opção de vestidos soltos, tecidos leves e até com estampas floridas e tons mais alegres, inclusive as mães dos noivos e madrinhas, caso a noiva não exija um modelo ou cor para elas.

Para os homens vale bermudas de sarja, calça com barra dobrada, bata e camisas de tecido mais leve.

É sempre importante que os noivos deixem explícito o tipo de evento que prepararam e, se possível, um guia de traje para que os convidados possam segui-lo.

O sabor do casamento: o que servir para os convidados?

Uma das decisões mais importantes de um casamento é, sem dúvidas, o buffet responsável pelas comidas da festa. Por isso, essa escolha e decisão do cardápio merecem tanta atenção.

Como, na maioria das vezes o clima é quente, o cardápio tende a ser mais leve e refrescante.

Um tipo de comida que combina com o clima de praia é frutos do mar, peixes e comidas típicas do local. Finger foods e coquetel são opções práticas e que combinam muito, também, com casamento na praia.

Bebidas podem ser das mais variadas: caipirinha, champagne, cerveja, água, refrigerante e suco. A grande aposta para esse tipo de evento é servir chás gelado e água de coco, vai surpreender a todos! 

Um lembrete importante: muitas crianças não gostam de comidas tropicais e muitas pessoas podem ter alergias aos frutos do mar. Pense sempre em opções para esses casos.

Burocracias: o que preciso para um casamento na praia?

Casar na praia é muito mais do que marcar a data e realizar o evento no local escolhido. Existe uma série de autorizações, principalmente, da prefeitura local e em alguns casos, órgãos de proteção ambiental também precisam autorizar a realização do casamento.

Alguns itens importantes que você deve saber:

  • Se o casamento for realizado numa praia pública, saiba que podem surgir pessoas que estarão no local e, possivelmente poderão querer ver a cerimônia.
  • Evite alta temporada ou feriados prolongados, além de hotéis cheios, os valores encarecem.
  • Busque a prefeitura local, pelo menos, 1 mês antes de se casar para obter o alvará.

E aí, gostou das nossas dicas? Lembre-se de registrar tudo com muito amor e ficaremos felizes em honrados em fazer parte da recordação deste momento com você! Depois do seu casamento na praia, crie um fotolivro apaixonante!

Checklist de fotos do casamento

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

13 + 18 =