Casar em meio a natureza é o sonho de muitos noivos, principalmente pela possibilidade de contar com um cenário lindíssimo para as fotos do grande dia. Porém, muitos têm dúvidas se é possível fazer um casamento de luxo no campo.

Na verdade, com criatividade e bom senso, é possível transformar os ambientes mais rurais em locais incríveis capazes de comportar uma cerimônia e recepção mais luxuosas e cheias de charme.

Esse é o seu desejo? Então veja as dicas mais importantes que separamos!

A escolha do local

Para começar a organizar o seu casamento de luxo no campo é preciso encontrar um local que consiga mesclar esses dois mundos. Ou seja, que conte com uma parte de natureza bem bonita e agradável, mas também tenha um espaço mais sofisticado para a sua festa.

Hoje existem muitos sítios, chácaras e haras que contam com salões requintados e uma excelente infraestrutura para tornar a vida dos noivos e dos convidados mais simples.

Algumas ideias no estado de São Paulo são:

  • Haras Vila Real: localizado na Granja Viana a apenas 20 minutos da capital é uma opção lindíssima, com salão de festas para 350 convidados todo envidraçado e que permite a união com a natureza do ambiente.
  • Spazio Tramonti: sítio localizado em Indaiatuba com uma área verde de 50 mil m² com vista para plantações de uvas, vales e mata nativa. Conta com salão de 422 m² com janelas envidraçadas e capacidade para 250 pessoas. Também dispõe de 3 espaços ao ar livre e área fechada para a cerimônia.
  • Fazenda Santa Bárbara: ótima opção em Itatiba, a fazenda conserva a imponência arquitetônica da época dos barões de café, além de uma excelente infraestrutura com mais de 5 opções de ambientes para a realização da cerimônia.
  • Rasen: situada em Campinas, a Rasen foi planejada para se adequar a vários tipos de festas com possibilidades variadas de integração da área externa e interna.

Outra ideia que tem feito sucesso é o destination wedding – e para isso vocês podem optar por um casamento em um hotel fazenda, reservando também o espaço para seus convidados se hospedarem e curtindo o momento ao lado das pessoas especiais.

Na hora de escolher o local do casamento, algumas dicas são importantes, como:

  • analise se existe uma área fechada para um possível “plano B” em caso de chuvas;
  • confira como é o acesso, se é fácil de chegar e se todos os convidados conseguem acessar o local;
  • prefira locais com boa infraestrutura, evitando custos adicionais como aluguel de tenda, mobiliário, gerador, etc.;
  • confira se o local possui estacionamento suficiente para todos os seus convidados.

A decoração

A decoração “rústico-chique” é a mais indicada para quem deseja um casamento de luxo no campo, aliando o rústico tradicional com toques mais sofisticados.

Para isso não existe segredo: use vários tipos de flores, combine elementos de madeira, invista em materiais mais rústicos como a juta e a renda, entre outros detalhes essenciais.

Quem vai se casar no final da tarde ou à noite ainda pode pensar em uma iluminação diferenciada, que valorize o ambiente e ajude a deixar as fotos mais românticas. O varal de luzes é uma ideia que está em alta, mas são muitas as inspirações que você poderá explorar.

A paleta de cores depende muito da personalidade dos noivos. Os mais românticos podem apostar em tons de rosa (dos mais claros até o pink) e misturar com tons de lilás.

Já os que adoram uma pegada mais moderna podem investir em paletas mais diversificadas e com tons mais quentes, como vermelho, Azul Tiffany, laranja e pink!

Mas se o seu estilo é clássico a dica é tentar dar uma suavizada, com tons mais pastéis e românticos como rosa, nude, lavanda, verde claro e bege.

O dress code

Como o casamento será no campo, é importante que o dress code seja confortável o suficiente para que todos os seus convidados consigam curtir a festa com tranquilidade (e vocês também).

Para o vestido de noiva, invista em tecidos mais leves e fluidos, como a seda, o tule e o musseline. Uma boa ideia é a renda chantilly. Se você quer dar uma sofisticada no visual, opte por bordados leves em tons foscos e evite os muito pesados que podem destoar do ambiente e da proposta do casamento.

Outro ponto que a noiva precisa pensar é em relação ao sapato. Afinal, saltos agulha podem dificultar se locomover na grama, por isso fique de olho, encontrando um modelo confortável e adequado ao ambiente.

Se você sonha em se casar com um vestido de princesa, não tem problema. Só busque por locais que tenham essa ambientação mais requintada.

Para os convidados, lembre-se de incluir no convite que o casamento será realizado no campo, assim todos podem ir preparados, com sapatos adequados e um look mais de acordo com o ambiente.

Buffet

O bolo é a parte alta do buffet de casamento. Um dos estilos que mais faz sucesso em casamentos de luxo no campo é o naked cake, capaz de se adaptar a vários estilos decorativos.

A ornamentação do bolo dependerá muito do estilo da sua festa, mas, em geral, as flores do campo costumam ser as mais usadas.

Se a sua ideia é servir um jantar mais exótico, novamente, tome cuidado com o local que escolhe para a cerimônia. Afinal, se ele for muito afastado e de difícil acesso será complicado encontrar e levar os ingredientes necessários.

Uma ideia muito usada é o almoço ou jantar ao ar livre, aproveitando a beleza da locação. Só tome cuidado para que a chuva, o excesso de sol ou de mosquitos não atrapalhem o conforto dos seus convidados.

Outros detalhes

São muitos os detalhes que podem ser usados em um casamento de luxo no campo e capazes de tornar a decoração mais graciosa e levar mais aconchego aos convidados.

No caso de casamentos em épocas mais frias, é uma boa ideia oferecer pashminas aos convidados, que também podem funcionar como excelentes lembranças. Em ambientes com mais mosquitos, ofereça repelentes em embalagens personalizadas.

Para os casamentos durante o dia e no verão, o sol forte pode ser um vilão. Uma ótima ideia é oferecer aos convidados sombrinhas bonitas e delicadas ou óculos de sol personalizados.

Outra ideia bem bacana são os leques que ajudam a espantar o calor – e claro eles também podem ser personalizados e servirem como excelentes lembrancinhas.

Como você viu, o que não faltam são excelentes ideias para organizar um casamento de luxo no campo. Aproveite e veja as nossas dicas imperdíveis para escolher os melhores fornecedores para o seu casamento!

_

    3 respostas para "Casamento de luxo no campo: dicas de locais, decoração e cerimônia!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dezenove − 3 =