O aniversário temático infantil está em alta, e cada vez mais os pais se preocupam sobre como organizar uma festa bacana, sem gastar muito ou ter um grande trabalho.

Mas, você sabia que é possível criar um evento bem legal, sem ter muita dor de cabeça? Para lhe ajudar, nós montamos este conteúdo completo e cheio de dicas. Confira!

Passo a Passo do Aniversário Temático Infantil

1. Programe-se com antecedência

Um aniversário temático infantil costuma ser um pouco mais trabalhoso, já que toda a decoração, os convites e outros itens devem seguir a mesma linha. Se a sua ideia é economizar, por exemplo, saiba que alguns dos itens você mesmo terá de fazer, o que, consequentemente, demanda tempo.

Por isso, comece a pensar com antecedência no tema que será escolhido e se programe para ter tempo de sobra para organizar todos os itens importantes.

2. Defina o tema

Definir o tema é um dos passos mais difíceis para muitos pais, afinal é preciso que a escolha agrade tanto as crianças, como quem está organizando a festa. Se o seu filho é bem novo, essa decisão pode ser feita apenas pelos pais, desde que a escolha tenha relação com a personalidade e as preferências do aniversariante.

No caso dos mais velhos, vale à pena conversar abertamente ou até deixar que a criança reflita sobre essa decisão. Além do tema, você ainda deverá tomar outra decisão importante, como local onde a festa ocorrerá.

Nos buffets infantis, as preocupações dos pais são menores, já que muitos oferecem até a decoração de acordo com o tema escolhido. Em casa, as festas dependem mais do envolvimento dos pais, mas também são mais intimistas e econômicas.

3. Pense no cardápio

Outro ponto essencial de qualquer festa infantil é pensar no que será servido. Para isso sempre considere o público que você está convidando. Festas de 1 ano, por exemplo, costumam ter a maior parte dos convidados adultos, por isso pode ser interessante ter outras opções, agradando a essas pessoas.

Agora se a maior parte será de criança, são muitas as opções fáceis e que agradam os mais novos, como: mini cachorro quente, mini hambúrguer, salgadinho, docinhos, etc.

Contudo, lembre-se que o bolo e os docinhos precisam estar de acordo com o tema, principalmente se eles forem ficar expostos na mesa, ajudando a criar harmonia.

4. Defina a cartela de cores e as atrações

Com o tema definido, fica mais fácil pensar na cartela de cores que será usada na sua decoração, afinal ela deverá seguir mais ou menos a mesma linha do tema.

Por exemplo, se você definiu o tema safári, poderá usar cores que remetam a essa ideia, como verde, bege, marrom e também estampas de animal, como onça e zebrinha.

Essas cores devem estar presentes em todos os itens decorativos da festa, como as bexigas, as toalhas das mesas, os enfeites de parede, os convites, os guardanapos e até a roupa do aniversariante.

Além das cores, pense também nas atrações e no entretenimento da criançada. Brinquedos pula-pula, piscina de bolinhas, entre outros sempre fazem sucesso.

Mas você também poderá pensar em escolhas mais personalizadas. Se o tema será circo, que tal contratar um mágico? Ou ainda se o tema é bailarinas, você pode criar uma espécie de competição de dança com as crianças.

5. Faça os convites

Os convites também devem estar de acordo com o tema da festa. Embora hoje quase toda a comunicação seja feita de forma online, ainda existem pessoas que preferem receber o convite físico.

Para distribuir os convites na escola do seu filho, por exemplo, os modelos impressos são mais interessantes – e você ainda pode reforçar o convite enviando uma arte no grupo das mães, via Whatsapp, por exemplo.

É importante que o convite tenha o mesmo esquema de cores da sua decoração, esteja em sintonia com o tema e disponha das informações primordiais, como data, horário, local, como chegar e idade do aniversariante.

6. Pense no bolo

O bolo é o que mais chama atenção na mesa de qualquer aniversário – e quando a festa é temática, ele precisa estar ainda mais em sintonia. Você pode tanto investir em um bolo decorado, como em um bolo fake.

No caso desse último, geralmente ele é produzido em EVA ou em outros materiais artesanais e é muito bem trabalhado, parecendo um bolo decorado de verdade.

Ele é usado apenas para cantar parabéns e ficar na mesa para as fotografias. Na hora de servir os convidados, um bolo comestível e não decorado é cortado na cozinha.

Cada um possui suas vantagens e desvantagens e vale à pena considerar o que está mais de acordo com a festa que você está organizando.

7. Defina as lembrancinhas

Festa infantil precisa ter lembrancinhas, não é mesmo? E o mais bacana é que muitas ideias você mesmo poderá fazer, ajudando a dar uma boa economizada.

Você pode encontrar em lojas de festas, sacolinhas personalizadas com temas diferentes e depois é só recheá-las com docinhos, balinhas ou brinquedos.

Embora os doces sejam mais usuais, nem todos os pais preferem essa opção, já que existem muitos casos de crianças alérgicas ou que por outros motivos não poderão aproveitar o presente. Nesses casos, você pode optar por mini-livros de colorir com o tema da festa, quebra-cabeças ou brinquedos.

8. Trabalhe a decoração da mesa do bolo

A mesa do bolo é o carro-chefe de qualquer decoração e deverá ser pensada com muito cuidado. A base é a toalha de mesa, que deverá estar de acordo com as cores escolhidas no tema, ou ainda ser de cor básica, permitindo trabalhar outras ideias.

Sobre ela, você poderá montar várias ideias, como investindo em bandejas para doces e mesclando docinhos de tipos e cores diferentes. Não necessariamente os docinhos precisam ser temáticos, mas devem estar dentro da ideia geral da festa.

O tema Frozen tem sido muito buscado e você poderá trabalhar a decoração da mesa com itens remetam a ideia de um lugar frio, como gelatinas azuis, marshmallows branco imitando a neve e assim por diante.

Pense também na parede detrás da mesa. Um painel costuma ser uma ótima ideia e deverá estar de acordo com o tamanho do local. Você também poderá criar um painel com balões coloridos, ou outros itens que remetam ao cenário do tema.

Além de todos esses pontos, não se esqueça de fazer o registro fotográfico, de preferência contratando um fotógrafo profissional que poderá se dedicar a acompanhar as crianças e a fazer todos os cliques desse momento inesquecível.

Com esses passos, ficou mais fácil fazer o aniversário temático do seu filho? Aproveite e compartilhe o nosso post para ajudar outras mamães!

_

    6 respostas para "Passo a passo para fazer o aniversário temático do seu filho!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

vinte − 12 =