O álbum newborn é uma febre entre as mamães – e isso não é por acaso, afinal, esse registro fotográfico é extremamente delicado e ajuda a manter a memória dos primeiros dias do bebê em casa.

Se você não sabe muito bem como esse ensaio funciona, nem porque ele está tão em alta, continue a leitura deste conteúdo e descubra porque investir hoje mesmo nas fotos newborn!

O que é o álbum newborn?

A palavra newborn é inglesa e significa recém-nascido. Assim, esse tipo de álbum se relaciona as fotografias dos primeiros dias e meses do bebê, registrando as primeiras reações do seu filho, as roupinhas, a decoração do quartinho e até alguns cliques na maternidade.

Normalmente, esses ensaios têm duração entre 4 a 6 horas e podem ser feitos tanto em casa, como no estúdio, dependendo do estilo do fotógrafo, das fotografias a serem feitas e também das preferências dos pais.

Em casa, é mais fácil para os bebês se sentirem à vontade, e você ainda poderá registrar o quartinho, o bercinho e outros detalhes do enxoval. Mas, no estúdio, é possível fazer fotos mais elaboradas e até com o neném em posições diferentes e com vários acessórios.

Para isso, os profissionais contam com algumas “artimanhas”, sempre buscando o conforto do recém-nascido, como aquecedor no ambiente, uso de cobertores macios e equipamentos que reproduzem o som dentro do útero da mãe, ajudando os pequenos a relaxarem.

Dentro desse estilo, as fotografias mais procuradas são aquelas estilizadas, nas quais os bebês usam vários acessórios e são clicados em poses completamente inusitadas, como dentro de cestos, com fuxicos, entre outras.

Qual o período ideal para esses registros?

Como a ideia é registrar o recém-nascido, o recomendado é que o ensaio seja feito quando o bebê tiver entre 5 a 12 dias de vida. Porém, nesse período, é essencial que alguns cuidados sejam tomados, porque o neném ainda é muito pequeno e está se “adaptando” ao novo mundo.

O ideal é sempre procurar um fotógrafo especializado (sobre o que falaremos mais adiante) e ficar de olho nas poses usadas. Afinal, a musculatura do recém-nascido ainda não está preparada para alguns movimentos, nem existe flexibilidade ideal para isso.

Um exemplo é a foto clássica do bebê segurando a cabecinha com as próprias mãos, que costuma aparecer em vários álbuns nesse estilo. Nessa idade, o peso da cabeça do recém-nascido representa quase um terço do seu peso total, e a musculatura da região do pescoço ainda não está totalmente desenvolvida para oferecer uma boa sustentação. Assim é preciso atenção redobrada sobre como essas fotos são feitas.

Por isso, você pode tanto esperar mais um tempo para fazer o registro com mais segurança, como optar por fotos com poses mais naturais ou ainda feitas em casa, que não coloquem o seu filho em risco.

Se você optar pelas fotografias no estilo “lifestyle”, ou seja, aquelas nas quais não existe nenhuma manipulação do bebê e, portanto, não é necessário que ele esteja em sono profundo, as fotografias podem ser feitas até os 3 meses de idade.

No dia do ensaio, lembre-se de zelar pelo silêncio e pela tranquilidade no ambiente, afinal os recém-nascidos são muito sensíveis e podem captar sinais de ansiedade e nervosismo, ficando estressados e agitados e tornando difícil continuar com as fotografias.

Dicas para o álbum newborn: como fazer um ensaio surpreendente?

Como você viu, embora o álbum newborn esteja em alta, é essencial que os pais tenham alguns cuidados, garantindo ótimos cliques, mas também a saúde e o bem-estar do recém-nascido. Veja quais são os principais.

Escolha do fotógrafo

É muito importante que o fotógrafo tenha conhecimento e experiência para realizar esse tipo de ensaio. Afinal, são muitos os pontos que precisam ser pensados e analisados e é indispensável que ele conheça não apenas as questões técnicas de fotografia, mas também saiba como lidar com os bebês mais novinhos.

O assunto é tão sério que até existe uma Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFR), na qual você poderá pesquisar se o profissional está cadastrado. Além de conferir essa informação, outras dicas importantes são:

  • analise o portfólio, assim você poderá escolher aquele que tem um estilo mais parecido com as suas preferências;
  • peça referências de outros clientes, sempre conferindo as questões relacionadas à segurança do bebê;
  • busque saber mais sobre a trajetória do especialista, os cursos já realizados e demais informações, entendendo se o profissional realmente está apto a fotografar seu bebê com segurança;
  • não leve em consideração apenas o custo com o ensaio, procure por um fotógrafo realmente qualificado. Tome cuidado com os preços muito abaixo do mercado, porque você pode colocar em risco a saúde do seu bebê.

Segurança no ensaio

Como você viu, a segurança deve ser uma das preocupações essenciais quando o assunto é o álbum newborn. Assim, tudo deverá ser feito visando o bem-estar e o conforto do seu filho.

Se as fotografias forem realizadas no estúdio, fique atento a alguns pontos essenciais, como:

  • temperatura do ambiente, que precisa estar entre 26ºC e 30ºC, variando de acordo com o bebê sentir frio ou calor;
  • todos os equipamentos (como acessórios, cestos e o próprio local) precisam estar limpos e as mãos do fotógrafo e dos assistentes precisam ser higienizadas constantemente com álcool em gel;
  • as fotos nunca devem ser feitas caso o fotógrafo esteja com algum problema de saúde contagioso;
  • fique atento às poses. Normalmente, as mais elaboradas devem ser feitas usando a fusão de várias fotos em programas de manipulação e edição de imagens, evitando comprometer a segurança da criança.

Definindo o estilo

É possível optar tanto pelo estilo newborn tradicional como o lifestyle, por isso entender cada um deles é indispensável.

O newborn é muito popular em outros países, como na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Austrália. Nesse estilo, o bebê é fotografado ainda no seu primeiro mês e os ensaios são feitos em estúdios devidamente preparados e com profissionais treinados nessa técnica.

A característica mais marcante são as fotos feitas em sono profundo, permitindo que o fotógrafo consiga manipular a criança, colocando-a nas poses adequadas e com os acessórios e cenários que irão compor as fotos.

A fotografia Lifestyle é o estilo que está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e consiste em fotografar o bebê no seu ambiente, com suas roupinhas e acessórios próprios. Assim, a ideia é captar momentos em família, como o neném dormindo no seu berço, tomando banho, a interação com os pais e os outros membros da família, etc.

Essas são fotografias mais naturais e espontâneas, porém que também podem envolver posições mais elaboradas e que, portanto, também exigem a escolha de um fotógrafo devidamente preparado para garantir a segurança e o conforto do neném.

Diagramação do álbum

Depois que as fotos foram finalizadas, é hora de eternizar esse registro. O mais comum é optar pelo fotolivro, que possui mais qualidade e ainda permite uma diagramação personalizada, ajudando a contar a história dos primeiros dias ou meses do seu filho.

O fotolivro profissional usa materiais de qualidade superior, garantindo mais precisão às fotografias e uma durabilidade muito maior. Por isso, a dica é investir em uma equipe qualificada para a realização desse procedimento, evitando que o valor investido no ensaio acabe se perdendo com um álbum mal diagramado ou sem qualidade.

Como você viu, o álbum newborn é uma ótima oportunidade de registrar os primeiros momentos do seu filho, mantendo essa época eternizada e ajudando a contar a história de quem é importante para você.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a eternizar as fotos do seu bebê!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    1 Resposta para "Álbum newborn: porque o seu bebê é o mais lindo!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dez + três =