A gravidez é um momento único na vida da maioria das mulheres. E a melhor maneira de registrar essa fase é com um álbum de ensaio gestante. Mas, você sabe exatamente como fazê-lo? Quais as fotos mais bacanas? E o que se atentar para um registro realmente emocionante?

Se você compartilha dessas dúvidas (e de muitas outras), continue a leitura e veja as dicas importantes que separamos!

Por que fazer um álbum ensaio gestante?

Como dissemos, a gravidez é um momento mágico na vida da maioria das mulheres. Muito além da ansiedade e da insegurança, essa também é uma fase de felicidades e alegria.

E nada melhor do que reviver esse período mais tarde, quando o seu bebê já tiver nascido ou até quando seu filho estiver mais velho, revendo as fotografias da época.

O álbum ensaio gestante é uma ótima maneira de relembrar e eternizar essa parte importante da história da sua família, retratando as mudanças no corpo da mulher, os preparativos para receber a criança, a relação com o pai e os demais membros da família (como os irmãos do novo bebê) e, claro, a barriguinha típica da gravidez.

Como fazer um álbum de ensaio gestante?

Já está convencida de que um álbum de ensaio gestante é algo importante? Então veja as dicas bacanas que separamos para tornar esse momento ainda mais legal (e com resultados incríveis).

Atenção à escolha do fotógrafo

Você perceberá que existem muitas opções de profissionais (e também com valores distintos para esse serviço). Antes de fazer a sua decisão, procure saber mais sobre o trabalho do fotógrafo, pedindo para ver o portfólio e as fotos de gestante que ele já fez.

Dessa maneira, você poderá analisar se o estilo de fotografia está de acordo com o que deseja. Mais do que modismos e tendências, escolha aquele fotógrafo que lhe passe confiança e segurança, além, claro, de ter um trabalho adequado as suas expectativas.

Lembre-se que essas fotos serão guardadas pela vida toda, e por isso é essencial que sejam atemporais.

Converse também sobre os quesitos práticos: preço, quantidade de fotografias incluídas, se nesse valor já está o álbum ou você terá que procurar uma empresa especializada para produzi-lo, entre outros dados.

Fique atenta ao período da gravidez

Uma recomendação muito importante é o período em que as fotos devem ser feitas. O mais indicado é entre a 27ª e 33ª semanas da gestação. E isso não é por acaso. Além da barriga já estar mais saliente, esse é um período em que a futura mamãe estará mais disposta, sem tantos enjoos, inchaço e outros incômodos.

Nessa época também é mais fácil para a grávida se levantar e sentar, conseguindo ficar nas poses adequadas e sem se cansar excessivamente, porque não está muito inchada e nem carregando tanto peso. Assim, as fotos tendem a ficar mais bonitas e o desgaste da mamãe é menor.

Pense no local e nas poses

Não existe nenhuma regra fixa em relação ao ensaio de gestante, já que, quanto mais personalizadas forem as fotografias, mais emocionante elas serão.

Assim, é importante que o local escolhido para as fotos tenha relação com a sua história, preferências ou com a sua família. As fotos ao ar livre são sempre opções muito bonitas, sendo que você poderá optar pela praia ou um parque da sua cidade.

Porém, para que o resultado seja bacana é preciso bastante preparação, ficando atenta ao horário (o ideal é entre as 07h e às 09h ou entre às 17h e às 18h), o clima (o céu precisa estar aberto) e aos detalhes da produção. Nem sempre as grávidas se sentem bem nesses ensaios, que podem ser mais cansativos e terem menos privacidade.

Por isso, uma escolha mais intimista pode ser favorável, por exemplo fazendo as fotos em casa, incluindo o quartinho do futuro bebê, o enxoval e outros preparativos, trazendo mais cumplicidade e emoção para as imagens.

Existem muitas poses que você poderá incluir no seu álbum como:

  • mãos na barriga;
  • fotos do alto;
  • closes nos detalhes;
  • grávida de perfil;
  • com sapatinhos e outros acessórios do bebê;
  • em composição com outros itens, como lençóis ou panos esvoaçantes;
  • caminhando;
  • contraluz;

Escolha as roupas certas

Pode parecer um detalhe, mas as roupas fazem toda a diferença no resultado final do ensaio. Geralmente, a produção está associada ao estilo do fotógrafo e pode ser que o profissional lhe dê algumas dicas nesse sentido.

Se você for fazer as fotos em estúdio, em muitos casos, não precisará levar nada, porque eles já oferecem as roupas, os cenários e os acessórios. Porém, se esse não for o caso, o mais recomendado é optar por roupas leves, de cores neutras e que tenham relação com o seu estilo (já que o ensaio deverá contar a sua história).

A ideia é que você se sinta bem à vontade e relaxada, por isso pode dispensar os sapatos e as roupas mais justas e apertadas. Prefira os modelos mais leves e esvoaçantes, de preferência pretas ou brancas.

Outra dica legal é, na noite anterior, evitar dormir com lingeries ou peças apertadas que podem marcar o corpo e a barriga, deixando o resultado das fotos não muito agradáveis.

A maquiagem é outra preocupação das mulheres. Novamente, siga o seu estilo e, se tiver dúvidas, pergunte ao fotógrafo. Os ensaios de gestante costumam ser mais leves e por isso as makes mais indicadas são aquelas naturais e que evitem chamar mais atenção do que as próprias fotografias.

Inclua a família

Não faça apenas fotografias da sua barriga. Lembre-se que o álbum ensaio gestante ajuda a contar a história desse período. Por isso, inclua a sua família, fazendo fotografias com o pai da criança, os irmãos e até os animais de estimação.

Você poderá fazer imagens do seu filho beijando a sua barriga, de um momento de emoção com o pai, de toda a família caminhando junta e até do cachorrinho olhando com carinho para a sua barriga, por exemplo.

Aposte em um fotolivro profissional

Como dissemos, algumas vezes, o fotógrafo poderá incluir no valor do pacote a entrega do álbum já montado. Embora, em um primeiro momento, essa opção pareça vantajosa, sempre confira a qualidade do que será entregue.

O mais recomendado é optar por um fotolivro, que além de mais moderno, consegue ampliar a durabilidade das fotografias, já que elas são impressas em papel de qualidade superior.

Outro ponto positivo é a personalização, porque você poderá escolher como será a diagramação, a disposição e o tamanho das fotografias e até incluir detalhes como frases, trechos de música, poemas e outros que deixem o seu álbum ainda mais exclusivo.

Uma empresa profissional é a melhor escolha nesse sentido. Primeiro porque os materiais usados são de qualidade comprovadamente superior (prolongando a vida útil do seu fotolivro) e segundo porque a diagramação será muito mais profissional, resultando em um fotolivro mais bonito e atraente, que valorize as suas fotografias e o trabalho do fotógrafo.

Você também poderá optar pelo material da caixa onde o fotolivro será guardado, incluindo entalhes do seu nome ou outros detalhes, tornando o álbum algo ainda mais incrível e memorável.

Como você viu, o álbum ensaio gestante é uma forma incrível de se recordar para sempre desse momento importante na sua história e na da sua família e por isso precisa ser pensado, planejado e executado com o devido cuidado.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e baixe o nosso e-book com dicas completas sobre como organizar as suas fotos!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    2 respostas para "Álbum ensaio gestante: O melhor da vida está por vir!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dois × um =