Desde que as câmeras digitais surgiram (e se popularizaram com os smartphones) cada vez menos as pessoas imprimem as suas fotos. E o resultado é um monte de arquivo que ninguém vê – e que ainda corre-se o risco de acabar perdendo.

Uma maneira de eternizar esses momentos é montando o álbum de viagem, criando uma relação com as fotografias e, claro, permitindo relembrar essas experiências e passá-las às próximas gerações.

Quer dicas para montar o seu? Continue a leitura!

Por que fazer um álbum de viagem?

Como dissemos na introdução, infelizmente nem todas pessoas têm o hábito de imprimir as suas fotos digitais. E, dessa forma, os riscos de esses itens acabarem se perdendo são muito grandes.

Mas não é só isso. Compartilhar as imagens nas redes sociais é uma delícia. Porém, a relação com as fotos não é a mesma de quando temos um álbum físico e podemos tocar e interagir com as imagens, reavivando memórias.

Outra vantagem do álbum é que ele permite que essas histórias sejam recontadas para as próximas gerações, criando um envolvimento familiar muito maior do que os arquivos digitais.

Por isso, quem adora viajar, já está começando a investir nos álbuns de viagens, separando as fotos por destino, ano, época e muito mais. Assim, é possível “matar as saudades” daquela viagem inesquecível para a Disney ou dos dias deliciosos de Lua de Mel, por exemplo.

Como montar o meu álbum?

Já está convencido de que montar um álbum de viagem é uma ótima ideia? Então veja as dicas bacanas que separamos para tornar esse momento mais fácil.

Separar imagens

O primeiro passo é separar as imagens que vão compor o álbum. Essa é uma das tarefas que deixa a maioria das pessoas apreensiva. Mas não tem necessidade, já que existem algumas dicas bem simples para o processo.

Pense em ordem cronológica

Na hora de montar o álbum de viagem é legal tentar contar uma história com as fotografias. Então, busque separar os melhores cliques de cada uma das “etapas” da sua viagem, como saída até o aeroporto, chegada no destino, hotel, passeios, despedida e retorno.

Escolha os melhores cliques

Se você tirou várias fotos de um mesmo atrativo, escolha os cliques que ficaram melhores em termos de enquadramento, iluminação e ponto focal. Vá descartando aquelas que, mesmo com uma edição, não podem ser “salvas”, por exemplo, fotos borradas, mal enquadradas ou com um fundo que chame mais atenção do que o primeiro plano.

Inclua os momentos especiais

Quais foram os pontos altos da sua viagem? Esses momentos merecem destaque no seu álbum, por isso separe mais fotografias deles. Por exemplo, as pessoas que você conheceu na viagem, um passeio inesquecível, um local que vocês descobriram e viraram fãs e assim por diante.Dessa forma, ao folhear o álbum será mais fácil reviver essa emoção.

Separe fotos dos principais pontos turísticos

Não tem como visitar Paris e no seu álbum de viagem não ter sequer uma foto da Torre Eiffel, certo? Ainda que você tenha feito uma rota mais alternativa, vale à pena incluir algumas imagens dos principais pontos turísticos. Lembrando que elas não precisam ser tradicionais, ou seja, do mesmo ponto de vista da maioria das pessoas.

Inclua fotos de pessoas

Muitas vezes, quando estamos separando as fotos da viagem, queremos incluir apenas os cliques das paisagens surpreendentes que visitamos. É claro que isso é importante, mas não se esqueça que uma viagem é feita de pessoas. Por isso, separe algumas imagens das pessoas que viajaram com você, das novas amizades, dos habitantes do destino e assim por diante.

Escolha pela emoção

Apesar de todas essas dicas, não existe nenhuma regra fixa sobre como você deve separar as suas fotos de viagem.O importante é que o seu álbum consiga comunicar toda a emoção do momento, por isso escolha aquelas fotos que lhe tragam boas lembranças ou que tenham um sentido pessoal.

Escolher o tipo de álbum

Agora que você já separou os melhores cliques, é hora de decidir o aspecto técnico do seu álbum de viagem.Veja as opções mais usadas.

Álbum tradicional

É a opção mais comum para guardar as fotografias, mas também a que oferece menor grau de personalização. Para ajudara lembrar do destino, você poderá comprar o seu álbum na cidade da sua viagem.

Vale à pena ficar atento ao tamanho de foto que o álbum comporta, imprimindo a sua seleção de acordo com esse formato. Se você comprar um álbum no exterior, lembre-se que a medida poderá ser diferente da usada aqui no Brasil.

Scrapbook

Quem é fã dos trabalhos manuais, pode investir em um scrapbook. Ele funciona como se fosse um “livro de recortes” e inclui outros itens além das fotos, como tickets de atrações que você visitou e pequenas lembranças e detalhes.

Outra ideia é investir nos kits para scrapbooking que podem ser comprados no destino, deixando as suas páginas mais personalizadas. Por exemplo, se a viagem foi para a Disney, nada melhor do que comprar itens relacionados aos personagens e outros detalhes para deixar o álbum super personalizado.

O legal é que essa é uma técnica totalmente artesanal e você passará horas entretido com as lembranças da viagem, criando um verdadeiro álbum de memórias.

Fotolivro

Não é muito fã de artesanato e não gosta dos álbuns tradicionais, mas deseja algo personalizado para as suas fotos de viagem? Invista no fotolivro.

Essa é uma opção mais profissional para organizar e manter as suas fotografias, que com certeza ficarão protegidas com o passar do anos.

Ele é feito de forma impressa, com as fotos diagramadas como se fosse uma revista, por isso a qualidade é bastante superior. Além disso, a maioria das versões conta com capa dura e caixa específica para guardar o álbum.

Você poderá deixá-lo totalmente personalizado por meio da diagramação, escolhendo quais fotos terão destaque, como elas estarão distribuídas nas páginas e incluindo outros detalhes, como frases, trechos de música, explicações sobre os destinos e o que mais você desejar.

Embora seja possível encontrar várias opções na internet, se a ideia é manter o álbum de viagem por mais tempo, a dica é investir nos fotolivros profissionais, que possuem uma qualidade superior e duram mais tempo.

Como você viu, montar o álbum de viagem não é nenhum bicho de sete cabeças e ajuda a manter viva a lembrança dos momentos felizes e dessas experiências únicas.

Gostou das nossas dicas? Conheça os nossos fotolivros e saiba mais sobre o nosso trabalho!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro
_

    1 Resposta para "Álbum de viagem: eternize seus momentos felizes!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dois × três =