Fim de ano chegando e muitos papais se preparam para fazer o álbum de ensaio Natal, reunindo toda a família para entrar nesse clima festivo e colecionar memórias incríveis para os próximos anos.

Apesar dos álbuns temáticos estarem se tornando cada vez mais comum, é normal que muitos tenham dúvidas sobre as formas de realizá-lo, dicas de fotos, escolha do profissional e outros pontos.

Você compartilha dessas (e de algumas outras) dúvidas? Então continue a leitura e veja quantas informações bacanas nós separamos!

Por que fazer um ensaio de Natal?

Se você ainda não tem certeza se vale à pena investir no ensaio Natal, nós separamos alguns bons motivos para agendar a sua sessão:

  • seus filhos vão crescer e é muito importante guardar algumas recordações de cada fase da vida, principalmente com cliques profissionais, evitando que essas fotos se percam (como acontece muitas vezes com as imagens que fazemos pelo celular);
  • toda a família pode ser fotografada no ensaio e é muito bacana ter registrado esses momentos, além do envolvimento natural para as fotos, que cria momentos mágicos em família;
  • você terá lindas fotos profissionais para guardar e mostrar às próximas gerações;
  • esse será um momento super especial para a sua família, desde a preparação do ensaio até as fotos prontas e com certeza ficará na lembrança de todos.

Como fazer o ensaio Natal?

Já está decidido em fazer o ensaio fotográfico de Natal? Nós separamos algumas dicas que podem lhe ajudar.

Entenda os tipos de ensaio Natal

Dependendo do fotógrafo ou do estúdio é possível encontrar algumas opções de ensaios de Natal. Assim, entender corretamente o que cada uma oferece ajuda a escolher a que mais lhe agrada.

Lembre-se que a ideia não é apenas ter uma foto bacana do seu filho para usar no cartão de Natal, mas sim fazer um registro especial dessa fase da infância com toda a magia natalina.

Algumas opções bastante usadas no mercado são:

  • mini-ensaio: podem ser feitos tanto com a criança apenas como com os pais e os demais membros da família. O que muda é que, nesse caso, não terão tantas poses e fotos (como em um ensaio tradicional) e nem muita variedade de cenários (geralmente as fotos são feitas em um cenário montado para a época do ano);
  • ensaio recém-nascido: se o seu filho acabou de nascer e esse será o primeiro Natal dele, que tal fazer esse registro? Aqui, as fotos podem ser tanto em estilo newborn, com acessórios típicos do Natal e fotos feitas em estúdio, como registrando os detalhes da decoração da sua casa.

Você ainda poderá ter de escolher entre fazer fotos em casa, no estúdio ou ao ar livre. Tudo isso depende das preferências da sua família e também da disponibilidade de tempo para o ensaio (além do tipo de foto que mais agrada vocês).

No estúdio, a vantagem é que tudo já está montado e a família terá que se preocupar menos com acessórios ou decorações natalinas. Já as fotos em casa, embora exijam mais preparo, são ótimas para recordar os momentos especiais de forma mais personalizada, usando a própria decoração do ambiente.

Escolha corretamente o fotógrafo

Depois de pensar em qual tipo de ensaio você deseja fazer é hora de procurar pelo melhor profissional de acordo com as suas vontades e expectativas para as fotos.

A primeira dica que damos é sempre buscar por inspirações na internet de álbuns de Natal de outras famílias. Assim, vocês poderão identificar o estilo fotográfico que mais lhe agradam, se desejam fazer as fotos em estúdio, em casa ou ao ar livre, entre outros detalhes – o que ajuda na hora de direcionar a busca pelo fotógrafo.

Quando for conversar com o profissional, peça para ver algumas imagens de outros ensaios que ele já realizou, certifique-se de que as fotografias que ele realiza estão de acordo com os desejos de vocês, saiba se ele possui experiência com crianças e bebês, entenda qual a duração do ensaio e o que estará incluído no valor e também se você terá de levar acessórios e outros itens ou se isso é fornecido pelo estúdio.

Pense na produção adequada

Ainda que o estúdio e o profissional ofereçam alguns acessórios ou disponibilize um cenário montado para as fotos natalinas, é importante separar as roupas para as fotos.

Essa costuma ser uma dúvida de muitas pessoas e não existem regras específicas. A recomendação é conversar com o profissional que poderá lhe orientar adequadamente de acordo com o ensaio que vocês estão planejando.

De forma geral, é bacana investir em roupas nas cores vermelha, branca e cinza. Para os mais novinhos, pijaminhas e vestidinhos com estampas simples, como as listras ou o xadrez também ficam bem legal.

Os papais e mamães podem usar roupas claras em cinza ou off-white, deixando o destaque maior para as crianças e os bebês.

O ideal, contudo, é que toda a família esteja usando roupas confortáveis e despojadas, que permitam a livre movimentação, por exemplo, sentar no chão, brincar com as crianças, deitar, etc. Afinal, esse será um momento de muita diversão em família.

Mais dicas

Além dessas, existem outras dicas essenciais:

  • reserve um horário maior para as fotos, se possível tire o dia de folga para se dedicar ao ensaio;
  • tenha paciência, principalmente se o ensaio for com as crianças mais novas, já que elas podem estranhar um pouco o ambiente. Quanto mais os pais relaxarem, mais fácil será para os pequenos acompanharem esse sentimento;
  • deixe as crianças mais “soltas” para explorarem o cenário e interagirem com o fotógrafo, afinal as fotos espontâneas são, em geral, as mais bonitas;
  • deixe a timidez de lado, brinque, interaja e se divirta com os seus filhos, a emoção genuína ajudará a render bons cliques;
  • escute as orientações do fotógrafo e sugira algumas ideias também;
  • busque por inspirações na internet e analise as maneiras de trazer essas ideias para a sua realidade;
  • reúna toda a família para o registro, inclusive, se as fotos forem em casa, vale à pena fazer algumas imagens com os pets;
  • relaxe e se divirta aproveitando esse momento mágico em família!

Depois de tudo isso, não se esqueça de optar por um fotolivro profissional. Ao contrário dos álbuns tradicionais, os fotolivros são feitos com papéis de qualidade e impressão diferenciada, o que garante que as suas imagens se manterão bonitas e intactas por muitos anos.

Na hora de optar pela empresa de fotolivro, converse para entender as possibilidades de diagramação (personalizando ainda mais o seu ensaio), os materiais usados, período de entrega e outros detalhes. Se for possível, peça para ver alguns trabalhos já realizados.

Galeria de fotolivros - Amofotolivro

Gostou das nossas dicas para montar um lindo álbum de ensaio Natal? Aproveite e se cadastre na nossa newsletter para receber mais conteúdos legais como este!

  _

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

cinco − 4 =