Montar o álbum de casamento é uma delícia, mas também pode ser fonte de dor de cabeça para muitos noivos. Afinal, são várias as decisões que devem ser tomadas, como a escolha das fotos, a diagramação, os materiais usados, entre outros.

Dependendo dos cuidados, o sonho de ter as fotos do casamento organizadas pode se tornar um pesadelo, e acabar com as lembranças desse dia tão especial.

Para não ter nenhum desses problemas, separamos dicas e informações importantes. Confira!

Atenção à escolha das fotos

Não tem como montar um álbum de casamento bacana se você não tomar cuidado com as fotos que seleciona. Afinal elas são as responsáveis por contar a história dessa ocasião especial.

Para esse momento não se tornar desesperador, separamos algumas dicas:

  • pense na “timeline”, ou seja, escolha imagens para representar cada momento do casamento, como making off, entrada na igreja dos padrinhos, noivo e noiva, celebração religiosa, recepção, etc.;
  • opte pelas imagens que conseguem transmitir mais emoção, dando prioridade às fotos espontâneas;
  • selecione também algumas fotos posadas indispensáveis, como com os pais dos noivos, padrinhos, etc.;
  • separe algumas fotos de ambientação que mostrem a decoração escolhida pelo casal tanto para a igreja como para a recepção;
  • escolha algumas fotos de detalhes, como do vestido da noiva ou da roupa do noivo, do buquê, da maquiagem, da decoração, etc.;
  • lembre-se que o noivo também é protagonista da festa, por isso também faça fotos de making off e equilibre a participação de ambos no álbum;
  • escolha fotos da família, como pais, irmãos, cunhados e de pessoas especiais para a história de vocês, priorizando essas imagens;
  • escute a opinião do seu fotógrafo;
  • fique de olho no seu orçamento. Se tiver fotos em excesso, escolha a que melhor representa o momento.

Faça uma boa distribuição dos momentos

Um bom álbum de casamento deve contar uma história. Mas para isso é essencial equilibrar os momentos, dando prioridade aos mais importantes.

Não existe uma regra fixa quanto à isso, mas você pode, por exemplo, para um álbum de 100 fotos, escolher:

  • 12 do making off, por exemplo, 6 ou 7 da noiva e 3 ou 4 do noivo;
  • 4 da decoração da cerimônia religiosa;
  • 25 imagens da cerimônia, com os principais momentos e destacando a emoção dos noivos, padrinhos, pais e convidados;
  • 8 fotos de retrato ou fotos posadas que ajudarão na montagem do álbum;
  • 10 imagens de ambientação da recepção;
  • 10 imagens de protocolo (brinde dos noivos, fotos com familiares, etc.);
  • 20 fotos de momentos da festa e com os convidados;
  • 1 foto de destaque que será usada na capa.

Não se esqueça das fotos indispensáveis

Apesar de todas essas dicas, existem sempre aqueles momentos que não podem deixar de compor o seu álbum de casamento. Algumas fotos mais importantes são:

  • a primeira dança, que costuma ser uma imagem bem romântica;
  • noivo sozinho com os pais e noiva sozinha com os pais;
  • fotos do casal a sós;
  • fotos geral com todos os padrinhos;
  • momento do “sim” e da troca de alianças;
  • hora em que a noiva joga o buquê;
  • convidados curtindo a festa.

Opte por um fotolivro profissional

O fotolivro é uma opção mais moderna e interessante para o tradicional álbum de casamento. Nele, as fotografias são impressas em um papel mais nobre que valoriza as imagens e garante muito mais durabilidade.

Além disso, é fundamental buscar por uma empresa profissional para a confecção do fotolivro. Afinal, você não quer que o seu álbum fique com ar de amadorismo, com uma diagramação pouco convincente ou ainda seja feito com materiais de qualidade duvidosa (e não dure muito tempo), não é?

Procure saber o tempo de experiência da empresa, veja outros fotolivros que eles já fizeram, saiba com quais materiais trabalham, como é a forma de entrega e a diagramação, entre outros detalhes.

Se for possível, fique atento também ao tamanho e às possibilidades de personalização oferecidas, como uso de capa de couro, letras em alto relevo, caixas para guardar o fotolivro, etc.

Galeria de fotolivros - Amofotolivro

Preste atenção à diagramação

Uma das grandes vantagens de optar por um fotolivro é justamente a possibilidade de personalizá-lo, algo que depende muito da diagramação, ou seja, a disposição das imagens e o tamanho de cada uma delas, a forma como elas são apresentadas e até outros detalhes, como frases, trechos de poemas ou música, desenhos, e assim por diante.

Por isso, é fundamental que a diagramação esteja em sintonia com o que foi o seu casamento, o estilo do casal e as expectativas de vocês. Um casamento mais moderno e intimista, por exemplo, não pode contar com uma diagramação tradicional e protocolar, porque se perderá muito do encanto do que foi esse dia para vocês.

Assim, busque conversar com o responsável pelo fotolivro para entender o que ele tem em mente para a sua diagramação, quais fotos terão destaque, se é possível incluir outros detalhes além das imagens, como as fotografias estarão dispostas ao longo do fotolivro, e outras dúvidas que você possa vir a ter.

Evite os “modismos”

Tudo que envolve a área de casamento sempre conta com modismos e tendências. Evite usá-las no seu álbum. Lembre-se que ele será o responsável por contar a sua história para as próximas gerações, daqui a 10 ou 15 anos. Será que essas tendências continuarão forte durante todo esse tempo?

Pode ser que daqui uns anos o que hoje era considerado moderno, acabe se tornando obsoleto e você terá um álbum pouco agradável ou interessante esteticamente.

O melhor é ser fiel a essência e ao estilo de vocês enquanto casal. Afinal, as chances de essas características se manterem forte ao longo dos anos é maior.

Cuidado com a impressão

Não adianta investir em ótimo fotógrafo para ter fotos incríveis e uma diagramação excelente, se a impressão for feita de qualquer forma. É ela a responsável pela qualidade do seu álbum e por manter as características originais das fotografias.

Por isso, fique atento a esse ponto, garantindo que não haverá desvios de coloração, por exemplo, que podem acabar estragando uma imagem, ou até uma qualidade duvidosa, comprometendo o seu álbum.

O papel também deve ser avaliado, dando preferência aos modelos fotográficos em gramaturas mais altas, como 800 ou 400. Outra possibilidade é o papel algodão e tintas com pigmento mineral, de altíssima qualidade e durabilidade.

Busque inspirações

Por fim, antes de fechar o seu álbum de casamento, busque inspirações de álbuns realizados por outros casais. É possível encontrar ideias lindíssimas na internet (como no Instagram ou no Pinterest), ou ainda com os amigos e familiares que casaram recentemente.

Como você viu, o álbum de casamento é extremamente importante para manter viva a lembrança dessa data tão especial – e por isso merece alguns cuidados importantes.

As nossas dicas foram úteis para você? Então aproveite e siga a gente no Instagram, com muitas imagens e informações bacanas sobre o universo da fotografia!

  _

    2 respostas para "Álbum de casamento: tudo o que você precisa saber!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

três × 3 =