Relembrar os momentos em família é uma ótima maneira de reviver as datas importantes para aqueles que amamos. Nesse sentido, o álbum da festa infantil é primordial, já que ajuda a eternizar um dos eventos mais aguardados na infância: o aniversário.

Se para as crianças, esse é um momento repleto de diversão, para os pais, ele pode se configurar em muitas preocupações. E, entre elas, sem dúvida está como organizar o álbum e garantir que as fotos ficarão para sempre guardadas na história da família.

Compartilha desse dilema? Então continue a leitura e veja as dicas bem bacanas que separamos!

Separe as melhores imagens

Essa com certeza é uma das “missões” mais complicadas quando estamos montando o álbum da festa infantil, principalmente se você contratou um fotógrafo profissional. Afinal, é quase certeza de ótimos cliques e será difícil escolher os melhores.

Embora a ideia de fazer um álbum com 400 fotografias pareça algo incrível, você correrá o risco de torná-lo maçante e tedioso. Por isso, tente se focar nas melhores imagens.

Ou seja, se você tem 10 cliques só da mesa do bolo, reduza para apenas uma que ajude a mostrar a decoração. Lógico que os momentos especiais da festa, como a hora do parabéns, podem ter mais imagens. Só tente não exagerar.

Como esse é um trabalho que tomará bastante tempo, o recomendado é só fazer isso quando tiver disponível. Assim, evite selecionar as imagens correndo, com pressa ou em um dia que a sua agenda está muito lotada. Afinal, você poderá deixar passar bons cliques e acabar se arrependendo depois.

Se for possível, faça essa separação em mais de 1 dia. Assim, você poderá escolher algumas fotos em um dia e em outro analisar a sua escolha para ter certeza de que ela realmente é a mais adequada possível.

Conte uma história

Mesmo com as dicas anteriores, ainda está muito difícil selecionar as imagens? Pense em como contar uma história por meio das fotografias. Para isso, separe a festa de aniversário em pequenos blocos de tempo, como:

  • a decoração e o momento antes da chegada dos convidados;
  • a expectativa do aniversariante;
  • os primeiros convidados;
  • as brincadeiras das crianças;
  • fotos com os padrinhos, os avós e os pais;
  • fotos com os melhores amigos da criança;
  • hora do parabéns;
  • fotografias dos presentes.

Dessa maneira ficará mais fácil definir o que é mais ou menos importante e quais imagens representam melhor cada um desses momentos, tornando a sua diagramação mais rica e interessante.

Opte pelo fotolivro

Nós já falamos várias vezes aqui no blog o quanto o fotolivro é uma escolha mais indicada – e isso não é por acaso. Se você deseja manter essas fotografias por mais tempo e permitir que, quando o seu filho crescer, ele possa se deliciar com essas recordações, o fotolivro é o mais indicado.

Afinal, ele é produzido com materiais de qualidade superior que garantem a integridade da fotografia digital mesmo após muitos anos. O papel em que essas fotos são impressas e o tratamento dado a elas é que garantem essa durabilidade.

Além disso, outra vantagem muito bacana do fotolivro, é a diagramação. Assim, é mais fácil contar a história desse momento. Escolhendo quais fotos ganham mais ou menos destaque e até incluindo trechos de música, poesias e outros detalhes que tornam o álbum ainda mais personalizado.

É claro que, para ter todos esses benefícios, é indispensável contratar um fotolivro profissional, garantindo qualidade, beleza e sofisticação.

Cuidado com a diagramação

A diagramação é o ponto alto do fotolivro – e por isso é preciso um cuidado redobrado com ela, evitando que o álbum fique sem graça ou completamente distante do clima da festa.

Assim, a primeira dica é tentar usar o mesmo esquema de cores ou de tonalidades que lembrem o tema da festa infantil. Se você fez uma festa de circo para o seu filho, por exemplo, com muitos tons de vermelho, laranja e amarelo, essas cores devem estar presentes na diagramação, ajudando a transmitir a mesma sensação da hora da festa.

Outra dica é evitar os modismos. Por exemplo, fazer um fotolivro com excesso de cores pode estar em alta hoje, mas será que daqui 20 anos essa ideia ainda fará sucesso?

Lembre-se que esse é um investimento que deverá ficar na sua família por muito tempo, atravessando gerações. Assim, quanto mais atemporal ele for, melhor.

Fotos indispensáveis no álbum da festa infantil

Embora não exista um número exato de fotografias, é importante que algumas cenas estejam presentes, garantindo que a história desse dia será contada adequadamente.

A dica fundamental é nunca deixar ninguém importante de fora, garantindo pelo menos uma foto com os irmãos, os pais, os avós, os padrinhos e os melhores amigos.

Apesar dessas clássicas, existem outras imagens que ajudam a compor o momento e são indispensáveis. Separamos algumas para lhe ajudar:

  • fotos do aniversariante sozinho, de preferência mostrando a sua alegria e emoção durante o evento;
  • fotos com os pais;
  • imagens do parabéns com a clássica fotografia do aniversariante soprando as velinhas;
  • fotos com os coleguinhas, das crianças brincando e se divertindo;
  • detalhes da decoração, como a mesa do bolo, o salão, as mesas dos convidados;
  • brinquedos e atrações da festa, como palhaços, mágicos, pintura de rosto ou outras animações;
  • fotos das lembrancinhas e outros detalhes nos quais os pais se empenharam;
  • fotos gerais, mostrando como foi o dia e tentando passar o clima da festa;
  • algumas fotos posadas, por exemplo, do aniversariante próximo da mesa do bolo, de todos os familiares, fotos dos irmãos, etc.;
  • cliques descontraídos, durante o evento, ajudando a passar mais emoção e a tornar o seu álbum ainda mais divertido.

É claro que essa é só uma ideia geral e dependendo da sua festa ou das preferências da sua família existem outros cliques que podem ser mais ou menos importantes.

Lembre-se que a fotografia é o que “sobra” da festa e de todo o investimento que você fez para aquele momento. O bolo, a comida, a decoração, tudo acaba quando o evento termina. Mas as fotografias permanecem para sempre, ajudando a reavivar a nossa memória e ainda transmitir esses momentos para outras gerações.

Por isso mesmo, o álbum da festa infantil precisa ser pensado e planejado com muito carinho, garantindo que esse momento incrível ficará para sempre registrado.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e veja alguns dos nossos trabalhos de fotolivros de festas infantis!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    3 respostas para "Álbum da festa infantil: momentos em família para serem lembrados!"

    • leandro

      Bom Dia!
      Sou Leandro Fernandes, moro em SP Guarulhos.
      Qual o custo para produção de um Fotolivro de aniversário?

      • Amofotolivro

        Bom dia Leandro,
        Obrigada pelo contato.
        Vi que você se cadastrou para receber o orçamento. Vc recebeu?
        Qualquer dúvida estamos à disposição.
        Att.

    • […] maneira de o bebê começar a se acostumar com as celebrações e não se assustar tanto com a festinha de 1 ano. Porém, os psicólogos alertam que esse tipo de comemoração deve ser feita apenas até os 11 […]

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

10 − 5 =