A festa de debutante é um momento inesquecível tanto para a aniversariante como para os pais. E para recordar essa data tão especial, o álbum da festa de 15 anos é indispensável.

Justamente por ser tão importante é que muitas meninas e mamães têm dúvidas sobre o que considerar na hora de montá-lo: as melhores fotos, os materiais e até a diagramação.

Esse é o seu caso? Continue a leitura!

Álbum da festa de 15 anos: principais dicas!

Veja as dicas e orientações importantes que separamos para tornar esse momento registrado para sempre.

Serviços fotográficos

Normalmente, os serviços fotográficos envolvem um ensaio pré-festa (book de 15 anos) e as fotos no dia do evento. Embora algumas pessoas achem “desnecessário” o book de 15 anos, ele é bastante recomendável – e faz muito sucesso com as adolescentes.

Além de servir como uma recordação bacana dessa fase da vida da sua filha, as fotografias ainda poderão ser usadas para decorar a festa de 15 anos, em murais, nos convites e em outros itens.

O ensaio pré-festa conta com produção de acordo com o desejo da adolescente e as fotos podem ser feitas em estúdio ou ao ar livre. Além disso, ainda pode-se investir em ensaios temáticos, com figurinos especiais ou produções extremamente luxuosas (como verdadeiras capas de revista).

A escolha do fotógrafo

No dia da festa, os registros são indispensáveis e por tudo isso é muito recomendado contratar um fotógrafo que esteja acostumado a realizar a cobertura de celebrações de 15 anos (e também o book pré-festa).

Para fazer essa escolha, o indicado é analisar previamente o trabalho do profissional, entendendo se o estilo dele está em sintonia com o que vocês desejam para as fotos.

Deixe a debutante conversar com o fotógrafo e explicar os seus desejos e expectativas. Afinal, é importante que ambos sintam-se à vontade para que as fotos fiquem ainda mais bacanas.

Lembre-se que os fotógrafos mais concorridos podem ter a agenda apertada. Por isso, a dica é fazer essa escolha com, pelo menos, 6 meses de antecedência.

O ensaio pré-festa

O book de 15 anos é um momento mágico para a maioria das adolescentes, por isso dê liberdade a sua filha para escolher o tema. É muito importante que as fotos tenham sintonia com a personalidade e os gostos da debutante.

Afinal essa será uma recordação importante dessa fase da vida e um registro para a eternidade de como ela era aos 15 anos.

Como dissemos, são muitas as inspirações e possibilidades para esse ensaio, desde fotos mais produzidas, até aquelas que ajudam a retratar os gostos e preferências, como ouvindo música, andando de skate, dançando ou até vestida dos seus personagens favoritos, se esse fizer o estilo da sua filha.

Pesquise antecipadamente e veja o book de outras meninas para lhe ajudar a ter mais ideias e também encontrar o fotógrafo que esteja mais em sintonia com esse estilo de foto.

Checklist: as fotos que não podem faltar no seu álbum de 15 anos

Se você já passou por toda essa etapa e agora está na dúvida sobre quais fotos incluir no álbum da festa de 15 anos, saiba que não existe nenhuma regra fixa.

O mais importante é que o registro conte a história desse momento. Assim, faça uma cronologia dos principais momentos da celebração, separando os melhores registros de cada um desses períodos.

Se houver muitas imagens bacanas de uma mesma cena, prefira aqueles registros mais espontâneos, que ajudam a transmitir a emoção real do momento.

Ainda está muito complicado? Fizemos uma seleção de algumas fotografias que não podem faltar no seu álbum. Confira:

  1. Making off: cabelo, maquiagem, fotos com a mãe, as irmãs ou as amigas.
  2. Fotos gerais da decoração do evento.
  3. Recepção dos convidados pela debutante e pelos pais.
  4. Entrada da debutante para a valsa.
  5. Entrada dos 15 casais.
  6. Dança com o pai, com os padrinhos e com o príncipe.
  7. Dança dos 15 casais.
  8. Homenagem das amigas à debutante.
  9. Fotos protocolares da debutante com os pais, os amigos, os padrinhos, os avós, etc.
  10. Foto do parabéns com o bolo.
  11. Família presenteando a debutante (anel, sapato de salto, boneca ou outros itens).
  12. Entrada da debutante na festa.
  13. Uma foto para cada troca de vestido.
  14. Fotos da debutante com os 15 casais e uma foto apenas dos 15 casais.
  15. Fotos da mesa dos doces.
  16. Fotos gerais dos convidados se divertindo na festa.
  17. Imagens da debutante na pista de dança com os amigos.
  18. Lembrancinhas da festa.

Álbum x fotolivro: qual escolher?

Depois de escolher um bom fotógrafo, fazer um book incrível e separar os melhores cliques da sua festa, é hora de definir o formato do seu álbum, garantindo que esse registro se manterá bonito por mais tempo.

Nesse sentido, o fotolivro é a melhor opção. Diferentemente dos álbuns tradicionais, nele as fotografias são impressas como se fossem uma revista, mas com papéis de qualidade superior. Isso ajuda a preservar a qualidade da imagem por mais tempo.

Outra diferença é que o fotolivro permite a diagramação. Ou seja, é possível pensar em maneiras diferentes de expor as suas fotos, com tamanhos e posicionamentos variados nas páginas, usando margens e até incluindo trechos de música, livros, filmes ou poesias – tudo que ajude a contar melhor a história dos seus 15 anos.

Mas, é claro que para garantir essa qualidade é muito importante optar por um fotolivro profissional. Isso significa que você receberá um material de qualidade superior, com papéis mais nobres, impressão melhor e uma diagramação ainda mais personalizada.

Ainda é possível optar por materiais diferentes para a capa e o estojo, como couro, veludo, entre outros, ajudando a tornar o seu fotolivro mais personalizado e aumentando a sua durabilidade.

Como você viu, o álbum da festa de 15 anos é tão importante quanto a festa. Afinal, ele será o registro desse momento mágico na vida da sua filha e permitirá vocês reviverem essa celebração (e ainda se lembrarem com carinho de quando ela era adolescente).

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a eternizar os 15 anos da sua filha!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    3 respostas para "Álbum da festa de 15 anos: ela cresceu!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

quinze − 1 =