Tirar fotos nunca foi tão fácil, simples e acessível. Com apenas um smatrphone nas mãos é possível fazer inúmeros registros a toda hora, seja no dia a dia ou em algum momento especial. Porém, câmeras de celulares têm as suas limitações, só que isso não significa que não é possível tirar ótimas fotos com o celular. Existem alguns detalhes que fazem com que algumas fotografias saiam melhores que outras e dicas fundamentais para que isso aconteça. Quer saber quais são elas? Veja abaixo como tirar boas fotos!

Para começar, é um grande erro pensar que somente com aparelhos de última geração é possível tirar ótimas fotos com o celular. Hoje em dia, grande parte dos celulares possui câmeras com uma boa resolução, que há alguns anos apenas câmeras digitais poderiam oferecer. A tecnologia evoluiu muito e quase todos os modelos que estão no mercado atualmente possuem uma resolução de imagem que oferecem uma imagem bem legal da fotografia.

Por isso, é preciso prestar atenção nas nossas dicas abaixo para conseguir capturar ótimas fotos com o smartphone:

1. Limpe a lente da câmera

É uma dica bem óbvia, não é mesmo? Porém quase ninguém se lembra de fazer essa limpezinha rápida e tão importante.

Ao contrário das câmeras digitais, que ficam guardadas e protegidas em bolsas ou mesmo possuem mecanismo que “fecha” a lente, o celular fica no seu bolso, em cima da mesa e em constante contato com o suor dos seus dedos e rosto.

O acúmulo de sujeira e gordura na lente da câmera dos celulares é um dos principais motivos para as fotos com o smartphone não ficarem tão legais. Por isso, aproveite quando você tiver com uma roupa de tecido suave ou camisa de algodão para dar uma passadinha bem de leve na lente e tirar as sujeiras que estão acumuladas lá.

2. Use sempre a câmera de trás

As selfies são populares e bem práticas em alguns momentos, mas a câmera frontal dos celulares possui uma resolução de qualidade inferior ao da câmera de trás. Então, se a sua intenção é ter uma foto com melhor qualidade, não use a câmera da frente.

3. Tenha braços de aço

Sabe aquele treino de braço da academia que você sempre foge? Seria muito interessante parar de preguiça e pegar pesado! Brincadeiras a parte, para tirar boas fotos é preciso aprender a tirar fotos sem tremer. Isso, claro, se você não possui um tripé ou algum local para apoiar o celular na hora de bater a foto.

Para diminuir a tremedeira, encontre uma posição confortável e que você consiga ficar mais firme para segurar o celular. Algumas pessoas sentem firmeza quando ficam com o braço totalmente esticado, outras quando ficam com ele bem próximo do corpo. Teste e descubra qual a melhor opção pra você tirar boas fotos com o celular.

4. Não use o zoom

O recurso está lá para quem quiser usar, mas é bom que você evite ao máximo usar o zoom digital, já que ele reduz bastante a qualidade da fotografia.

Os zooms digitais dos celulares não fazem nada mais do que aumentar o tamanho da imagem, cortando as suas bordas. Isso significa que você pode ter o mesmo efeito se tirar fotos com o celular sem nenhum zoom, passar para o computador, cortar a foto e aumentar o tamanho.

Por isso, a melhor dica é se aproximar ao máximo do cenário para obter os melhores detalhes sem ser necessário usar o zoom do celular e, se for preciso, fazer cortes depois.

5. Dispare mais de uma vez

Já não há mais a preocupação com rolos de filme e desperdício ao revelar fotos que não ficaram boas. A fotografia digital permite que você dispare várias vezes, em diferentes dimensões, ângulos, luz, etc., até que se obtenha a melhor imagem para a sua fotografia.

Aproveite essa facilidade das fotos com o smartphone, dispare várias vezes a mesma foto e posteriormente escolha a que ficou melhor.

6. Observe a luz e use-a a seu favor

Um dos grandes segredos da fotografia é a luz e para tirar boas fotos com o celular é preciso ficar atento a ela também! Sempre que possível tire fotos em ambientes claros e tente dispor a pessoa ou o objeto que vai ser fotografado de frente para fonte de luz, nunca de costas.

Quando não for possível se prevalecer dos benefícios da luz, use o flash da câmera.

Mas a melhor dica para tirar fotos com o celular em locais com pouca luz é usar o flash de outra câmera (ou mesmo a lanterna) para iluminar a cena e bater a foto. Isso evita iluminação estourada, deixa a foto com aparência mais natural, evita olhos vermelhos e deixa as cores da foto bem mais bonitas.

7. Enquadramento

Essa é uma dica tão simples, clara e importante de como tirar boas fotos quanto a que abriu a nossa lista, entretanto poucas pessoas enquadram corretamente o que está sendo fotografado no quadro da fotografia.

Na hora de bater a foto, tente imaginar duas linhas verticais cortando a tela em três colunas de tamanhos iguais e duas linhas horizontais cortando a tela em três linhas também de tamanhos iguais. Se colocar no papel agora para visualizar melhor, vai perceber que a ideia é imagina um jogo da velha na tela do seu celular.

E como isso pode ajudar? O seu objetivo é posicionar o que vai ser fotografado no encontro de duas dessas linhas, ou seja, naquele quadrinho central que se formou com as linhas.

Outro erro comum de enquadramento é não respeitar a linha dos olhos quando estamos fotografando pessoas. Na hora de bater suas fotos com celular, posicione a câmera na mesma altura dos olhos de quem está sendo fotografado, mesmo que isso exija que você se abaixe ou suba em algum banquinho. O resultado será muito melhor, pode acreditar!

Essas são dicas bem simples de como tirar boas fotos com o seu celular. Você tem mais alguma estratégia que usa quando vai tirar fotos com o smartphone? Divida suas experiências com a gente!

Curso de Fotografia no Celular _

    1 Resposta para "7 Dicas para fazer fotos ótimas com o seu celular"

    • […] Hoje em dia, com a tecnologia cada vez mais avançada, dificilmente alguém não tem um celular com uma câmera capaz de registrar boas fotos. Por isso, aqui no nosso blog você também encontra algumas dicas para tirar as melhores fotos com o seu celular. Acesse neste link. […]

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dez − 6 =